Letramento racial e práticas antirracistas é pauta de formação em instituições públicas
Evento reuniu especialistas e representantes do poder público para fortalecer a equidade racial e ampliar a diversidade nos espaços institucionais.

letramento racial e práticas antirracistas para instituições públicas
5 de novembro de 2025 às 01:13:21
O Instituto Veredas promoveu, no último dia 17, a Formação Introdutória em Letramento Racial e Práticas Concretas de Antirracismo para Instituições Públicas, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Vitória e a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres. O encontro aconteceu no Auditório da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e reuniu servidoras, servidores e lideranças comprometidas com a construção de políticas públicas mais justas e inclusivas.
A oficina teve como objetivo estimular a reflexão crítica sobre as desigualdades raciais, fortalecer práticas institucionais comprometidas com a equidade e ampliar a presença e a diversidade racial nos espaços públicos.
O momento foi marcado por palestras e trocas de experiências com mulheres de diferentes áreas de atuação: Edineia Oliveira, gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Espírito Santo e presidenta do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial; Marcia Saldanha, assistente social; Crislayne Zeferina, coordenadora do Projeto Incidência Feminina; e Jessica Wanzeller, advogada especialista em Direito Antidiscriminatório, Direitos Humanos e Políticas Públicas.
A formação faz parte das ações contínuas do Instituto Veredas voltadas à promoção dos direitos humanos e ao fortalecimento de práticas concretas de antirracismo institucional, reforçando o compromisso coletivo com uma sociedade mais igualitária e plural.



